quinta-feira, março 17

Um país em festa




Obrigado Júlio, tem-nos ajudado a manter o bom humor nestes tempos conturbados. Depois da hilariante teoria da superioridade tripeira alicerçada no maior número de pontos alcançados nos jogos fora de casa ( já aqui comentada ), eis que decide presentear-nos com mais uma pérola azul travestida de artigo de opinião JORNAL RECORD.



“ENTRE O CARMO E A TRINDADE ( Júlio Magalhães - Record 16-03-05 )
Um país em festa

Parabéns, Benfica. A nove jornadas do final da SuperLiga, quando em jogo estão ainda 27 pontos, com três pontos de avanço sobre o FC Porto, quatro sobre Boavista e Braga e seis sobre o Sporting, está encontrado o novo campeão. Não é surpreendente o que se lê nos jornais, ouve na rádio e vê nas televisões. Ora aí está a onda vermelha que, verdade seja dita, acontece todos os anos mas agora com esse ingrediente único e que faltava: o Benfica está isolado no comando da classificação. São só três pontinhos, é certo, mas quem duvida neste momento que na Luz já cheira a título. A capacidade futebolística dos encarnados é assombrosa, as exibições maravilham qualquer um, os adeptos estão incondicionalmente com o treinador e esgotam o Estádio da Luz semana após semana, os dirigentes mais unidos que nunca.”
As exibições não maravilham, e a capacidade futebolística do Benfica não assombra. No entanto as vitórias e os pontos são o corolário de exibições esforçadas e profissionais. De qualquer forma com três pontos de vantagem é a única equipa que depende só dos seus resultados. O Estádio da Luz não enche todas as semanas mas o número médio de espectadores não anda muito longe do alcançado pelo seu rival, campeão ( até de campeonatos que não existem) de tanta coisa no último ano. Quanto ao apoio incondicional ao treinador relembro-lhe que os lenços brancos significam precisamente o contrário.
"E em dia de um jogo para a Liga dos Campeões em Milão, onde está presente a única equipa da Península Ibérica, por acaso o FC Porto, que interessa isso, se o clube de todos os portugueses que se prezem vai à frente desta fantástica e arrasadora liga de futebol? A verdade é que o FC Porto já está fora de combate. Com a pior época de sempre em casa, é preciso recuar a 71-72 para encontrar registo idêntico, a três longos pontos do líder, com um jogo em Alvalade na próxima semana, pressionado pela mais do que indiscutível vitória do Benfica em Setúbal e com os futuros desaires em casa, o Dragão já só pode sonhar com a próxima época.”
Hoje por já ser quinta feira vamos ter de dizer “era a única equipa Ibérica”. E por muito que lhe custe não duvide que o jogo do próximo sábado em Setúbal terá pelo menos o dobro de telespectadores do que teve o embate de Milão. Pelo que me parece lógico que pergunte o que é que interessa que o seu clube jogue na liga dos campeões.
"O Sporting, esse rival da Segunda Circular, então já nem existe. A seis pontos do incontestável líder, com um futebol que mete dó, como se viu na Holanda e em Inglaterra, a ter de receber o Porto e ainda ir à Luz, está irremediavelmente condenado.”
Lamentavelmente as exibições nas provas da UEFA ainda não podem ser pontuadas nas provas nacionais. Quando estão disputadas 25 jornadas, a tal equipa de sonho, já ficou em branco em 8 jogos ( 32% do total ).
“O Sporting de Braga é o Sporting de Braga. Nem se atreva. Não passa pela cabeça de ninguém que, mesmo apresentando o mais consistente futebol da SuperLiga, e com a melhor defesa da prova, possa sequer incomodar a águia que voa rumo à glória. Ainda por cima, orientado por um treinador que foi despedido do Benfica” Na SuperLiga disputam-se pontos e não votações artísticas.
Os pontos alcançam-se com vitórias e estas com golos. Exibições consistentes, defesas menos batidas, ataques mais concretizadores não valem nem um só ponto.
"O Boavista, que até já ganhou um campeonato, não pode repetir a história. Dizem as estatísticas que tal só acontece em cada meio século. São consistentes, ganham, vão receber em casa o Porto, o Sporting, o Braga e o Benfica, mas, contas feitas, os encarnados já marcaram para o Bessa a festa do título.”
Quanto aos jogos no Bessa, parece óbvio que perante uma liga tão competitiva, o campeão só seja apurado na última jornada. Todos os candidatos irão jogar ainda no Bessa. A vitória do Boavista em todos estes jogos implicará para o Benfica a perda de 3 pontos, mas também representará ganhar pontos em relação aos outros concorrentes. Em relação à estatística parece ter razão, o estilo caceteiro só atribui dois títulos por século.
"Resta, por isso, dar os parabéns a Luís Filipe Vieira, José Veiga e Trapattoni: ao fim de uma década conseguiram. Posso estar enganado, mas se assim for cá estarei para pedir desculpas a todos os outros que sonham com o título. Quanto aos benfiquistas, um conselho: arejem os cachecóis, as bandeiras e as camisolas que a festa vai ser rija. Ou melhor, a festa já está na rua e nos escaparates e vai durar longos meses.”
Obrigado pelos votos de parabéns que sei serem sinceros. Quanto ao arejamento do material não se preocupe o material é de qualidade e resistente.
Nós por aqui vamos aguardar para festejar na altura certa ( entretanto vamo-nos divertindo com a azia verde e azul que varre o país), mas de uma coisa pode ter a certeza se o BENFICA for campeão, a festa durará muitos meses.

domingo, março 13

QUE BELO FIM DE SEMANA


domingo, março 6

NAIDE D'OURO


sábado, março 5

BOA SORTE TIAGO

quinta-feira, março 3

Ferrari beach volleyball



Fonte: BBC

Depois das previsões os FACTOS

Segundo a opinião de Júlio Magalhães expressa na sua coluna no JORNAL RECORD de ontem, (...)“Só que este jogo com o Benfica e este campeonato confirmam aquilo que já se sabe: o FC Porto é a equipa mais forte. É que perdeu o décimo nono ponto em casa e mantém-se na frente. (...)”

Que estranho raciocínio sustentará esta ideia?????
Na pequena pesquisa que realizámos pudemos constatar que pelo menos, nos últimos 4 anos o Campeão Nacional não foi a melhor equipa a actuar como visitante. O que quer dizer que a questão do título foi resolvida nos desafios disputados em casa.
- Na Época 2000/01 O campeão Boavista alcançou 29 pontos fora, tendo o 2º Porto atingido também 29 pontos.
- Na Época 2001/02 O campeão Sporting alcançou 33 pontos fora, tendo o 2º Boavista atingido também 33 pontos.
- Na Época 2002/03 O campeão Porto alcançou 37 pontos fora, tendo o 2º Benfica atingido 38 pontos.
- Na Época 2003/04 O campeão Porto alcançou 31 pontos fora, tendo o 2º Benfica atingido 37 pontos.

Na época em curso, à 23ª Jornada Porto Sporting e Benfica têm 42 pontos distribuidos da seguinte forma:


Desta forma o Porto já só poderá atingir 32 pontos em casa. Para ser melhor que os seus adversários nesta alínea não poderá o Sporting fazer mais que 8 pontos nos 6 jogos que lhe restam no seu reduto e o Benfica 6 pontos nos restantes 5 jogos a disputar na Luz.
E para quem for mais distraído um último “PEQUENO” detalhe, nas duas últimas épocas a equipa de José Mourinho alcançou 33 vitórias nos 34 jogos disputados em casa. Por isso caro Júlio, arranje outro argumento para nos convencer, é que no que diz respeito à qualidade de jogo já está tudo visto e entendido. E quanto a essa de ser melhor por ter mais pontos fora, só pode ser para darmos uma grande gargalhada.

Technorati Profile